DIREITO DIGITAL

Como proteger o WhatsApp: 4 dicas de segurança para sua conta

O WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Aqui no Brasil, segundo pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box, 99% dos donos de smartphones tem o aplicativo instalado. Diante de tal popularidade, as tentativas de fraudes e golpes são inúmeras.

Todos nós sabemos de alguém que sofreu um golpe pelo aplicativo, ou que teve sua conta hackeada, por isso a preocupação com a segurança do WhatsApp não para de crescer. Pensando nisso, preparamos este guia para apresentar dicas práticas de como se proteger dos golpes e ataques na plataforma.

WhatsApp no Brasil

O aplicativo é o mais popular entre os brasileiros. Segundo a pesquisa, 53% dos usuários responderam que o WhatsApp é o aplicativo que mais abrem ao longo do dia, além disso ele é o que as pessoas passam mais tempo.

A hegemonia não para por aí. O WhatsApp é utilizado como principal instrumento para videochamadas no Brasil, preferência de 73% das pessoas. Com a nova funcionalidade de pagamentos pelo aplicativo, tudo leva a crer que muitos brasileiros irão adotar esse novo sistema.

Tal popularidade faz com que o WhatsApp seja muito visado pelos golpistas e hackers, por isso é muito importante que o usuário de preocupe em tomar cuidados para manter sua conta protegida.

Como proteger meu WhatsApp? 4 dicas importantes

1. Ative a confirmação em duas etapas

A confirmação em duas etapas é um recurso que adiciona uma camada extra de segurança à sua conta do WhatsApp e é a principal ferramenta para impedir a clonagem do seu número.

  • Dentro do WhatsApp, clique em “Configurações”, depois em “Conta”;
  • Selecione “Confirmação em duas etapas” e toque em “Ativar”;
  • Defina seu PIN e adicione um endereço de e-mail que será usado para redefinir o PIN, caso você se esqueça;
  • Pronto! A confirmação em duas etapas está ativada.

Atenção! Se você receber um e-mail para redefinir sua senha de confirmação em duas etapas sem ter solicitado, não clique no link. Pode ser outra pessoa tentando clonar sua conta.

2. Nunca compartilhe o código de confirmação e seu PIN de confirmação de duas etapas

Quando você precisar instalar o WhatsApp em um novo aparelho, será necessário informar um código de registro que é enviado por SMS.

Esse código é uma ferramenta de segurança que impede que a sua conta seja instalada em mais de um aparelho. Ocorre que ela pode ser utilizada para clonar a sua conta.

Caso o golpista descubra este código, ele poderá acessar sua conta em um novo aparelho e bloquear o seu uso. Por isso, nunca compartilhe esse código com ninguém, seja por SMS, mensagem no próprio aplicativo, e-mail ou telefone (tipo de golpe mais comum no Brasil).

3. Defina uma senha ou verificação biométrica para bloquear o aplicativo

Além da confirmação em duas etapas, você também pode configurar para que o aparelho sempre peça uma senha ou verificação biométrica para abrir o aplicativo.

iPhones – para ativar o Touch ID ou Face ID:

  • Dentro do WhatsApp vá em “Configurações”, depois “Conta”;
  • Clique em “Privacidade” e depois “Bloqueio de tela”;
  • Você pode definir se a verificação será feita no momento que acessar o aplicativo ou depois de um período que fechá-lo.

Android

  • Dentro do WhatsApp vá em “Configurações”, depois “Conta”;
  • Clique em “Privacidade” e depois em “Bloqueio com impressão digital”;
  • Cadastre sua biometria e pronto!

Desta forma você estará mais seguro, uma vez que essa medida de segurança também afeta o WhastApp Web.

4. Tenha o costume de verificar sessões ativas no WhatsApp Web

O WhatsApp tem um recurso que permite que você mande e receba mensagens através de um navegador no computador. Mas essa ferramenta também é muito utilizada por golpistas e requer atenção especial.

Para fazer isso, dentro do WhatsApp no seu celular, entre em “Configurações” e procure por “Aparelhos conectados”. Alí você pode encontrar todos os computadores que tem acesso à sua conta.

 

Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares.

Para saber mais sobre segurança digital e como podemos te ajudar, entre em contato conosco e visite nosso site e redes sociais!